Rui Rocha vence em Reguengos de Monsaraz
CPT 4x4 2018
Rui Rocha vence em Reguengos de Monsaraz
Pela primeira vez na história a maior competição de trial 4x4 em Portugal rumou a sul do Rio Tejo e em Reguengos de Monsaraz Rui Rocha (Team RJ 69) quebrou o enguiço e foi mesmo o elo mais forte!
Depois de 3 horas verdadeiramente alucinantes, com várias equipas a chegar à liderança, levou a melhor Rui Rocha. Depois de uma época verdadeiramente atarefada em 2017, e um início de temporada não muito promissor em Valongo, a equipa de Arouca lutou muito em Reguengos e leva para casa a medalha de ouro em termos Absolutos e também na classe Proto. Depois de duas provas Cláudio Ferreira (Auto Higino) e Luís Bacelo (Oficina bacelo) repartem a liderança da classificação geral da Absoluto com 37 pontos. Rui Querido (Euro4x4parts/veicomer), líder à chegada a esta etapa e campeão de 2017, caiu para terceiro com 35 pontos.
Pedro Alves é o novo líder da Extreme
Em Extreme a luta foi muito renhida entre António Calçada (NordHigiene Team) e Pedro Alves (MonsTTer/Cistus). Depois do enorme azar em Valongo, parece que o Alentejo deu sorte a Pedro Alves que venceu com 1 volta de vantagem sobre o adversário direto. António Calçada repetiu a posição de Valongo. No primeiro obstáculo até passou para frente e liderou até à meia hora do fim da prova..altura em que partiu um semieixo da roda frente que obrigou a andar só com tração traseira e perder a 1 posição. O pódio da Extreme fica completo com o vencedor da primeira jornada: António Silva (Canelas Pneus) ficou a 8 voltas do vencedor. Com a vitória em Reguengos de Monsaraz Pedro Alves é agora o líder da classificação geral com 44 pontos. António Silva é segundo com 42 pontos e António Calçada terceiro com 40.
Bacelo e Querido repartem liderança
Como já vimos, Rui Rocha venceu em termos gerais e por isso foi também o vencedor da classe Proto. Em segundo ficou Luis Bacelo que já em Valongo tinha conseguido a prata. O piloto já mostrou que está no CPT4x4 para ganhar e em Reguengos voltou a deixar mais um aviso à concorrência. A completar o pódio mais um repetente. Miguel Marques (MM6018/Americana Papelaria) está a entrar com um ritmo muito certinho na temporada 2018 e voltou a levar para Mação a medalha de bronze. Veremos se na próxima etapa, a jogar em casa, consegue melhor. Nas contas gerais da classe Proto, liderança repartida: Rui Querido e Luís Bacelo têm ambos 40 pontos.
Cláudio Ferreira no caminho do bicampeonato
Cláudio Ferreira fez uma gestão muito inteligente do Crawler Mercedes durante toda a prova e a estratégia compensou: duas provas e duas vitórias para o campeão em título da classe. Flávio Gomes (TáBô Pacar Team 4x4) foi o grande vencedor do prólogo e por isso alinhou na frente da grelha de partida. Liderou a resistência durante grande parte das 3 horas, mas um stick partido obrigou a uma paragem de 15 minutos, o que, numa pista tão rápida, lhes valeu um trambolhão na tabela classificativa. Acompanhado de Pedro nascimento, ainda voltou à pista e recuperou muito terreno, não o suficiente para vencer. O pódio da classe Super Proto ficou completo com Rui Vieira (F.Power/Nosso Talho) que completou 10 voltas ao circuito. Na classificação geral Cláudio Ferreira é líder isolado: tem 50 pontos, mais 26 do que Flávio Gomes.
André Henriques escorrega, mas mantém liderança
Na Promoção foi uma luta constante entre André Henriques (Tufão Team) e Fábio Ferreira (Irmãos Ferreira). Com constantes mudanças de posição Fábio Ferreira levou a melhor no final das 2 horas de resistência. André Henriques venceu o prólogo e arrancou para a resistência com um andamento forte. Conseguiu abrir uma boa vantagem para o segundo classificado mas a 30 min do final partiu o veio secundário da caixa de velocidades e foi obrigado a parar mais cedo. Rui Nunes e Sandro Almeida (Veículo Longo Team) completaram 9 voltas à pista e terminaram no 3.º lugar da Promoção. A vitória permitiu a Fábio Ferreira aproximar-se de André Henriques, mas já é grande a vantagem da Tufão Team. Lideram a classe Promoção com 46 pontos.
Na classe UTV/Buggy Marco Melo (M.Transportes) também conseguiu o pleno: 2 provas, duas vitórias e a clara liderança da classificação geral.
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Trial 4x4 é num local que já começa a ganhar tradição no trial 4x4: Mação recebe pelo 5.º ano consecutivo a competição. O CPT4x4 ruma até ao distrito de Santarém no fim de semana de 2 e 3 de junho, numa organização do MAC TT.
Ana Margarida Pinto
t. 919 435 809